Pelo menos 5 pessoas ilhadas foram resgatadas após rompimento de barragem no Ceará

O governador Elmano de Freitas, que cumpre agenda internacional, confirmou a informação por meio das redes sociais

Barra Magalu 02

Pelo menos 5 pessoas ilhadas foram resgatadas após rompimento de barragem no Ceará

  • 31

Um idoso foi resgatado, juntamente com seus cães. Foto: Reprodução/SSPDS

Uma barragem particular rompeu, neste domingo (19), em Jucás, na zona rural do município de Independência, no Interior do Estado. O governador Elmano de Freitas (PT), que cumpre agenda internacional, confirmou a informação por meio das redes sociais e anunciou o acionamento das forças de segurança para atender o caso. Cinco pessoas foram resgatadas pelas Forças de Segurança do Estado. Até a publicação deste conteúdo, não havia relato de que mais vítimas necessitassem de resgate.

“Acionamos imediatamente nossas forças de segurança para socorrer as famílias que ficaram ilhadas na região. Aeronave da Ciopaer atua no resgate, assim como militares do Corpo de Bombeiros equipados com botes e equipamentos de mergulho. PMs da Patrulha Rural, Força Tática e POG também auxiliam na operação, além de médicos do SAMU”, disse Elmano, em publicação nas redes sociais.

Ainda conforme o mandatário, as equipes da Secretaria da Proteção Social (SPS) mantém contato com o Município para avaliar a necessidade de auxílio aos moradores atingidos pela enchente. “Minha determinação é para que seja disponibilizado tudo o que for necessário em apoio às famílias que precisarem”, destacou.

Chuvas são registradas na localidade desde a madrugada deste domingo. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a barragem rompeu por volta das 9h30. “No local, não é possível o acesso por meio de viaturas”, disse. Foram utilizados, na operação, botes, pranchões e equipamentos de mergulho. A aeronave da Ciopaer foi acionada para sobrevoar a área e identificar os locais e a quantidade de vítimas ilhadas. Policiais da Patrulha Rural, da Força Tática e do Policiamento Ostensivo Geral também foram acionados.

O Tenente Coronel Campelo, comandante da Ciopaer, detalhou que um conjunto de pequenos barramentos romperam, pegando os moradores de surpresa. “Foi um ‘estouro’ de pequenos açudes, como comumente acontece nesta época do ano e alguns lavradores foram pegos de surpresa, com seus animais. A gente teve a oportunidade de resgatá-los”.

CHUVAS NO CEARÁ

O Ceará registrou chuvas em cerca de 120 municípios entre às 7h deste sábado (18) e às 7h deste domingo (19), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além disso, a entidade emitiu aviso meteorológico que mostra risco médio e risco potencial de chuvas intensas em todo o território cearense nas próximas horas. Nesses casos, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. O alerta fica válido até às 12h desta segunda-feira (20). Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, de risco potencial, para os 184 municípios cearenses. Nesse caso, as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nesta segunda-feira (20), conforme a Funceme, o tempo deve seguir instável e, por isso, áreas de instabilidade devem se formar sobre o Ceará, fazendo com o que o céu fique nublado e ocasionando chuva em todas as macrorregiões ao longo do dia. No litoral, as chuvas devem ocorrer principalmente no período da madrugada e da manhã, enquanto no Interior, a tendência é que as precipitações ocorram nos períodos da tarde e da noite. Para terça-feira (21), a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões em todos os períodos do dia.

Para Fortaleza na Região Metropolitana, a Funceme prevê céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca a moderada no decorrer do dia. Na capital cearense, as temperaturas podem variar de 22°C a 30°C.

RR

Rodrigo Rodrigues - Opnião CE Interior

Texto Original: Opnião CE Interior